Trabalho Remotamente.Consulta online.
Consultório:Coimbra, Portugal
Visite as minhas Redes Sociais:
HomePortfolio

Portfolio

Bring to the table win-win survival strategies to ensure proactive domination. At the end of the day, going forward, a new normal that has evolved from generation X is on the runway heading towards a streamlined cloud solution.

O papel de um mentor é encorajar o desenvolvimento pessoal e profissional de um aprendiz/mentee através da partilha de conhecimentos, competência, perícia e experiência.

A relação de mentoring é construída com base na confiança mútua, no respeito e na comunicação, e envolve reuniões regulares de ambas as partes para trocar ideias, discutir o progresso e estabelecer objectivos para um maior desenvolvimento.

Eis alguns dos principais benefícios de oferecer mentoria empresarial dentro da sua empresa:

Benefícios para os aprendizes / aprendentes / mentees

Ser mentorado é uma das mais valiosas e eficazes oportunidades de desenvolvimento que se pode oferecer aos colaboradores. Ter a orientação, o incentivo e o apoio de um mentor de confiança e experiente pode proporcionar a um mentee/aprendente muitas vantagens pessoais e profissionais, que em última análise conduzem a um melhor desempenho no local de trabalho.

Para os aprendentes ou mentees estes são alguns dos principais benefícios do que ter um mentor empresarial incluem:

  1. Exposição a novas ideias e formas de pensar;
  2. Aconselhamento sobre o desenvolvimento de pontos fortes e a superação de pontos fracos;
  3. Orientação sobre desenvolvimento e progressão profissional;
  4. Aumento da visibilidade e reconhecimento dentro da empresa;
  5. A oportunidade de desenvolver novas competências e conhecimentos.

Vantagens e benfícios para os mentores

A mentoria é mais do que a transferência de conselhos, conhecimentos e insights. A relação de mentoring oferece benefícios recíprocos para mentores dispostos a investir o seu tempo no desenvolvimento de outro profissional. Para além da satisfação pessoal de partilhar as suas competências e experiência com um aprendente/mentee disposto, estar envolvido no processo de mentoring também proporciona alguns benefícios tangíveis que podem recompensar os mentores profissionalmente.

Alguns dos principais benefícios para os mentores:

  1. Reconhecimento como especialista na matéria e líder;
  2. Exposição a novas perspectivas, ideias e abordagens;
  3. Extensão do seu registo de desenvolvimento profissional;
  4. Oportunidade de reflectir sobre os seus próprios objectivos e práticas;
  5. Desenvolvimento da sua liderança pessoal e estilos de coaching e mentoring.

Benefícios para a empresa ou organização

Para os empregadores, investir em mentoring empresarial é uma forma útil e rentável de desenvolver o talento emergente dentro da organização e de topo e manter os seus talentos mais conhecedores e experientes envolvidos e motivados. Para além da transferência de conhecimentos e competências empresariais, a tutoria ajuda a desenvolver uma pipeline de futuros líderes que compreendam as competências e atitudes necessárias para o sucesso dentro da empresa.

Para os empregadores, investir em projetos de mentoring propicia:

  1. Desenvolver uma cultura de crescimento pessoal e profissional;
  2. Partilhar os comportamentos e atitudes desejados da empresa;
  3. Melhorar as capacidades de liderança e coaching em gestores;
  4. Melhorar a moral, o desempenho e a motivação do pessoal;
  5. Envolver, reter e desenvolver os artistas.

Desenvolvi projetos de coaching e mentoring em organizações que vão desde startups, a PMEs até grandes multinacionais. Contacte-me!

Acredito muito no coaching e no mentoring para potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional. Sendo a minha formação académica em psicologia e gestão de recursos humanos, sei de forma prática, concreta e provada que o coaching e o mentoring trazem resultados às empresas e organizações.

Tento compilar aqui, em traços largos, tudo o que o coaching o mentoring podem trazer de benéfico para a si e para o seu trabalho e a sua organização.

A boa implementação de um projeto de coaching e mentoring propicia resultados nas empresas e gera estabilidade.

Grandes benefícios do coaching para a sua organização

Se alguma vez esteve numa relação de coaching, sabe que há muitos benefícios em fazer parte deste processo. Os benefícios pessoais do coaching são abrangentes e podem ter um impacto positivo na carreira de uma pessoa se este estiver envolvido e comprometido com o processo e com o seu coach. Este processo pode ajudar a desenvolver pessoas/profissionais através de uma vasta gama de necessidades e pode mesmo beneficiá-los a nível pessoal que sempre influencia o profissional. O coaching tem sido conhecido por aumentar a confiança das pessoas, melhorar o seu desempenho no trabalho, e construir capacidades e competências de comunicação eficazes.

Aqui escrevo sobre alguns benefícios práticos para a sua organização:

Benefício nº 1: Estabelecer objetivos e agir para os alcançar

O coaching dá aos colaboradores de uma empresa uma oportunidade de definir os seus objectivos de carreira de uma forma realista e de os cumprir. Com a ajuda de um bom coach, podem definir objectivos e depois trabalhar activamente para os atingir. Isto vai aumentar a probabilidade de que os objectivos sejam alcançados. É comum que os objectivos sejam centrados em torno de dois aspectos da carreira de uma pessoa: o primeiro objetivo é a construção de competências que permitam evoluir na empresa e progredir na carreira, e o segundo objetivo é o comportamento profissional da pessoa e a resiliência para conseguir gerir profissionalmente e emocionalmente a sua carreira.

Benefício nº 2: Aumento do nível de compromisso/engagement

O coaching encoraja e desenvolve as pessoas. Quando uma pessoa se desenvolve no seu local de trabalho, também se envolve com o seu local de trabalho e assim pode contribuir mais eficazmente para a equipa e para a organização. Este envolvimento também ajuda a aumentar as taxas de retenção e produtividade, beneficiando as suas carreiras, bem como a sua organização global.

Benefício nº 3: O coaching é um lugar seguro para colocar a vida e a profissão em perspetiva e para ganhar perspectiva

Ter um coach dá à pessoa um espaço seguro para falar e questionar tudo, mesmo questões sensíveis. O coach é um participante, e a sua capacidade de não se envolver, mas de orientar e facilitar, permite à pessoa, ao coachee ganhar perspectiva sem se sentir intimidado por alguém interno da sua própria organização. Isto só é possível se houver uma forma segura de o coach e o coachee comunicarem.

A utilização do coach como um local seguro para encorajar e desenvolver é importante. Permite uma aprendizagem mais profunda e níveis mais elevados de confiança.

Benefício nº 4: O coaching permite um nível mais profundo de aprendizagem

O coaching executivo e corporativo não se limita a melhorar as competências de um indivíduo no local de trabalho; leva a aprendizagem a um nível ainda mais profundo. Através do coaching, uma pessoa pode aprender mais sobre si próprio, descobrir como é visto pelos outros, e melhorar áreas da sua personalidade e do seu comportamento com as quais não está satisfeito.

Além disso, o coaching propicia uma aprendizagem efetiva que não depende só do recordar conteúdos porque de facto com o coaching permanecem na prática e integrados. A pessoa pode usar as competências que o seu coach facilitou e aplicá-las em novas situações pessoais e profissionais.

Benefício nº 5: O coaching facilita a construção de uma maior consciência pessoal e por isso, profissional

Um coach pode dar ao seu cliente/coachee ideias de formas de se melhorar a si próprio, mas mais importante ainda, pode ajudá-los a tomar consciência da sua vida, das suas vitórias e também da aprendizagem correta com os seus erros. Estes ditos “erros” são áreas do trabalho ou da personalidade do indivíduo que ele pode não ver, ou não ter consciência, mas que precisam de ser melhoradas e não repetidas.

Uma grande forma de construir a consciência pessoal é através de avaliações da personalidade. Testes de personalidade e de comportamento como o DISC e o MBTI facilitam esta consciência.

Benefício nº 6: apoio para melhorar competências e atitudes específicas

Ter apoio para melhorar atitudes e competências pode ser extremamente benéfico. Saber simplesmente que alguém está ali especificamente para ajudar a atingir os objectivos é uma parte importante do progresso dentro do processo de coaching.

Como a construção de competências é frequentemente o foco das relações de coaching. Estas competências podem incluir competências de comunicação, de delegação de trabalho, de gestão de conflitos, de formação e gestão de equipas, de liderança e de persuasão. O apoio orientado fará com que a relação de coaching seja bem sucedida nos seus objectivos.

Coaching é o método certo para que possa melhorar a sua carreira e a sua performance. Seja por si, seja para a sua empresa ou organização, explico-lhe como. Marque uma sessão e peça informações!

Coaching é direcionado a particulares e profissionais que desejam obter mais e melhores resultados, estejam eles em que patamar estiverem.

Coaching permite a que as pessoas atinjam níveis de realização pessoal e profissional mais elevados. Tal como um treinador faz com um atleta ou um personal trainer num ginásio com um cliente, o Coach prepara-o/a para atingir os seus objetivos. É desenvolvido um trabalho em que o coachee/cliente vai ser apoiado com técnicas e ferramentas que lhe vão permitir ter retornos que muitas das vezes imaginava não serem possíveis.

O processo de Coaching segue três passos principais: 1) Definir os seus objetivos / o que quer alterar; 2) Descoberta dos elementos que permitirão chegar onde pretende e mais rápido; 3) Caminho em conjunto com o Coach que auxiliará a chegar aos objetivos.

Coaching de Vida / Life Coaching

Life Coaching tem como grande objetivo aumentar a felicidade das pessoas, assim como a sua capacidade de realização. Sendo que, a opção de nos colocarmos num estado de felicidade, normalmente depende mais das nossas atitudes do que aquilo que imaginamos.

Assim, a primeira fase de trabalho é sempre validar a situação atual em que a pessoa se encontra nas várias componentes da sua vida, tais como relação entre o trabalho e a vida, stress, relacionamentos, saúde, finanças, família, entre outros.

Na fase seguinte vou alinhar com o Coachee quais são efetivamente os valores e condições que necessita para se sentir realizado e feliz, de forma a que Coach e Coachee possam trabalhar e alcançar o resultado desejado.

Durante o processo de Life Coaching podem existir algumas surpresas, uma vez que os verdadeiros elementos bloqueadores nem sempre são os que a pessoa pensa.

Coaching de Carreira

O coaching de carreira ajuda-o/a ter sucesso a nível profissional e a desenvolver a carreira que realmente pretende ter.

Por vezes, as pessoas pensam que a mudança no cenário profissional só ocorre por fatores externos a elas próprias, que as oportunidades não existem. No entanto, com a minha ajuda, vai conseguir definir o seu objetivo com autoridade, preparar-se e, efetivamente, realizar as ações que lhe permitirão atingir os resultados que sempre desejou.

Coaching de Relações / Relacionamentos

Os nossos relacionamentos, a nossa família e a nossa saúde são das coisas que mais damos valor na vida, são as mais importantes.

Os problemas de relacionamento, seja conjugal, com filhos ou outros, pode ter um impacto altamente negativo nos vários intervenientes.

Irei, através do coaching, ajudá-lo/a a trabalhar e encontrar caminhos que irão permitir ter e usufruir do relacionamento que deseja.

O Coaching Psicológico é o melhor caminho para operar mudanças na sua vida. Marque uma sessão comigo ou contacte-me para mais informações.

Escrever sempre foi a minha vida. Aliás, tudo na minha vida implica escrita. Até viver implica escrever (não vá a memória trair-nos!).

As bibliotecas são os meus lugares preferidos do mundo e nada substitui o cheiro de um livro (só o cheiro do meu filho mesmo).

Desde os 21 anos que sou ghostwriter ou consultora de escrita (como quiserem chamar). desde os 8 que leio todos os dias por gosto de ler e escrevo todos os dias por gosto de escrever.

Tenho mais de 200 artigos publicados sobre diversas temáticas em revistas de referências como: FORBES, RH Magazine, Revista Líder – Ideias que fazem Futuro; INSIDE, entre outras.

Tenho 17 livros escritos como Ghostwriter e 13 meus, com o meu nome, a sair em 2022 e 2023 (uma procura simples pelo meu nome na WOOK, FNAC, Betrand, entre outras, verá os meus livros).

Escrever é um sonho para muita gente e, sendo eu psicóloga e coach (e também escritora), posso desbloquear e ensinar-lhe formas de colocar a sua história e as suas histórias no papel.

Trabalho também a escrita como processo terapêutico com resultados mesmo muito positivos e bons.

Se precisar de escrever a sua biografia, também é um serviço que disponho: adoro ouvir historias de vida e adoro encontrar as melhores palavras para as escrever.

A vida não espera e tem sempre pressa. Contacte-me e deixe o seu legado por escrito para que toda a gente possa ler.

Anabela MoreiraConsultório
Coimbra: Urbanização do Loreto, N189, Lote 3, L5, 3025-037 Coimbra, Portugal
Consulta online através do Google Meet ou Teams.
Convido-o/a a seguir-me nas Redes SociaisAnabela Moreira PsyCoach
AvantageHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
Our locationsWhere to find us?
Get in touchAvantage Social links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.