Serviços de Consultoria de Recursos Humanos

Os consultores de recursos humanos asseguram que o capital humano de uma organização serve os melhores interesses e propósitos da empresa.

Ao criar e desenvolver um modelo de recursos humanos específico para as organizações que os contratam, os consultores de recursos humanos trabalham para assegurar que a empresa utiliza eficazmente as suas pessoas para alcançar os seus objectivos estratégicos, assegurando ao mesmo tempo que a força de trabalho está a operar a um elevado nível de produtividade e eficiência.

Os consultores de RH são geralmente contratados para aconselhar empresas sobre uma vasta gama de questões que envolvem a as suas pessoas e produtividade. Por exemplo, novas empresas podem utilizar os serviços de um consultor de recursos humanos para estabelecer políticas e procedimentos da empresa e assegurar o cumprimento da legislação aplicável relativa aos seus colaboradores, enquanto que nas empresas maiores os seus serviços podem envolver o estabelecimento de processos de mediação de reclamações, de performance e de engagement. Em alguns casos, podem mesmo ir ao ponto de fazer recomendações para reorganizar a estrutura de liderança de um departamento.

Os consultores de RH, de forma independente ou através de uma empresa de consultoria, podem ser contratados para tratar de questões específicas, problemas comuns nas empresas que são gerados pelas pessoas da empresa, sejam colaboradores, gestores ou administradores. Tudo nas empresas é sobre pessoas. Podem mesmo ser contratados para a revisão completa do capital humano de uma empresa.

Independentemente da razão dos seus esforços de consultoria, o objectivo é sempre o mesmo: deixar a empresa com um departamento de RH eficiente e produtivo.

Os consultores de RH devem ter domínio da parte informática e de tecnologias de informação, devem ter conhecimentos sólidos de contabilidade, de vendas, de marketing e claro, de gestão de recursos humanos, de modo a compreenderem plenamente as questões e ineficiências dos recursos humanos e a forma de as sanar.

A maioria dos consultores de RH são generalistas ou especialistas de RH com formação e experiência numa área específica, uma vez que este tipo de carreira de RH implica possuir uma compreensão profunda de tudo, desde a gestão organizacional às leis laborais até ao emprego de igualdade de oportunidades e mais além.

Alguns consultores de RH comercializam-se como generalistas, atraindo assim empresas mais pequenas que podem necessitar de serviços especializados mas simples relacionados com recrutamento, contratação, benefícios, gestão de desempenho e formação. Outros consultores optam por ser especializados numa área específica de RH e por isso oferecer serviços mais direccionados e estratégicos que são importantes para operações maiores.

Funções, tarefas e responsabilidades de um Consultor/a de RH

As funções/responsabilidades dos consultores de RH incluem frequentemente:

  1. Aconselhar a gestão na administração das políticas e procedimentos de recursos humanos;
  2. Servir como consultores internos à organização, analisando os programas actuais de RH de uma empresa e recomendando soluções
    Desenvolvimento, revisão e implementação de políticas e procedimentos de RH;
  3. Assegurar que os programas e serviços de RH estão em conformidade com as políticas e procedimentos estabelecidos e consagrados nas leis do trabalho;
  4. Preparação e manutenção de relatórios relacionados com projectos específicos de RH;
  5. Ajudar no desenvolvimento e coordenação das alterações recomendadas relativamente ao fluxo de trabalho;
  6. Desenvolvimento de métodos de análise de dados para relatórios e projectos;
  7. Realização de auditorias às actividades de RH para assegurar o cumprimento das normas e regulamentos;
  8. Apresentar sessões de formação relacionadas com programas específicos e necessidades de RH.

Conhecimentos, competências e atitudes necessárias a um Consultor/a de RH hoje:

Hoje os tempos mudaram, e por isso necessitamos que os consultores de RH configurem novas competências, novos conhecimentos e novas atitudes e que as aportem às organizações:

Autoconfiança: os consultores de RH devem estar seguros de si próprios se quiserem transmitir a sua sabedoria e conhecimentos sobre os outros.

Conhecimentos teóricos e práticos: devem ter a experiência necessária para compreender que soluções funcionaram ontem e as soluções necessárias hoje. Há pouco tempo nas empresas hoje para tentativas-erro;

Capacidade de explicar ideias e conceitos de uma forma simplificada: os consultores de RH compreendem ideias complexas em RH, mas devem ser capazes de simplificar e explicar problemas e soluções em termos que todos possam compreender.

Capacidade de adaptar: Porque as organizações estão sempre a evoluir e a mudar, os consultores de RH devem ser capazes de prever e implementar múltiplas soluções.

Excelente capacidade de escuta e de escrita: Antes que as soluções possam ser descobertas, os problemas têm de ser totalmente compreendidos. Assim, os consultores de RH devem escutar cuidadosamente as necessidades dos seus clientes para implementar soluções que respondam às suas necessidades específicas.

Seriedade: Os consultores de RH devem ser capazes de desenvolver uma relação forte com os seus clientes, e para o fazer devem demonstrar integridade no sentido de construir confiança.

Anabela dos Reis Moreira
About Anabela dos Reis Moreira

Viajou por muitos países, conheceu muitas pessoas e muitos lugares. Aprendeu com todas as pessoas que observou e com quem conversou. Trabalhou em Portugal, na Bélgica, nos EUA e em Angola. Hoje desenvolve o seu trabalho na área da gestão de pessoas (recursos humanos), formação, coaching e mentoring. E escrita, adora escrever. Assumiu diferentes funções e colaborou com empresas em diferentes estados de maturação, quer em ambiente nacional, quer internacional. Desempenhou funções relacionadas com: gestão do talento e tarefas inerentes; gestão de recursos humanos em sentido lato e formação e desenvolvimento. A nível académico, estudou direito na Universidade de Coimbra, mas foi em Psicologia e no Porto que encontrou a sua verdadeira vocação. É certificada em Coaching, PNL e estuda todos os dias mais um pouco, vê mais um pouco, ouve mais um pouco para poder ser mais cultivada. Hoje gere a UpTogether Consulting e trabalha com pessoas, para pessoas. Faz programas de shaping leaders e reshaping leaders e gosta muito do que faz. Costuma dizer às crianças que forma enquanto voluntária em educação para os direitos humanos: “quando mais soubermos, quanto mais conhecemos e sentimos, menos somos enganados”. Enfrenta cada dia com uma enorme alegria que é simples de ver e sentir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *